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Projeto Valor: Ruminações em circuitos ideológicos

grupo de estudos dentro da Mostra Paralela 2020 (Uberlândia, MG)

dias 16 e 18 de novembro das 10h às 12h

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"Campo Neutral: limites e tensões entre práticas artísticas, curatoriais e instituições de arte" de Felipe Prando
Indicação de leitura: "A crítica institucional em contextos precários" p.70-121

"Efeitos de museu sem museu" de Felipe Prando - Editora par(en)seis

Guerrilla Girls

Curso Parque Lage com bolsa de permanência

"Dançar, trabalho normal" de Cláudia Müller

“movimento na pausa” do André Lepecki

"Edital é pouco, meu prêmio primeiro: uma análise material do “mercado” teatral brasileiro" do Manoel Silvestre Friques

para essas discussões e imaginações que estamos realizando aqui juntxs, sugiro acompanhar o vagamundos está no youtube do cpt sesc, ailton krenak está lá também.

"O amanhã não está à venda" do Aílton Krenak

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quem são vocês? o que é valor? por que o texto das 99 teses? economia, ecologia, movimento, aonde borra, aonde se mistura, tem distinção ou tá tudo junto? o processo de revaloração depende do contexto? é possível pensar outras formas de valoração no momento em que estamos vivendo? por que o autor usa a palavra ecologia? como escapar das lógicas neoliberais nos processos criativos? o que seria uma revaloração do valor? como partir de uma revaloração do valor, como piratear as lógicas neoliberais para revalorar o valor? quem é Maynard Keynes? como é que vocês cobram pelos trabalhos de vocês? como é que alguém que está começando a entender o valor do seu trabalho, a ver o valor do seu trabalho como algo que tem valor, pode começar esse movimento de cobrar? como ressignificar o valor? por que não pode ser transcendental? você vale pelo seu trabalho? você é o seu trabalho? por que é necessário, em pleno século XXI, afirmar arte e trabalho? o que seria uma cópia de trabalho? valor é igual a dinheiro? dançar para sobreviver ou sobreviver para dançar? como mensurar qualidade de vida versus ter que trabalhar para ganhar dinheiro? conseguir engajamento nas redes sociais também é uma troca possível? o que seria uma virtude pós-capitalista? o engajamento nas redes sociais é um capital hoje? quando foi que a gente começou a ficar preso em medidas? capital é igual a dinheiro? a gente estar discutindo isso nesse meio digital, eletrônico, não é uma contradição? ingressos gratuitos, sim ou não? e a meia entrada? e espaço para /-_|\ na lógica capitalista? capital social não é uma das maneiras de valoração mais injustas de todas? o que é capital social? visibilidade é igual a dinheiro? artista tem que sobreviver de edital? artista tem que sobreviver? na cidade grande os artistas conseguem sobreviver? e nas pequenas? e nas pequenas que se acham grandes? se há uma alternativa, é tá dentro do sistema ainda? existe fora do sistema? vale a pena sobreviver de arte? quem vive e quem sobrevive de arte? de quem você recebe e pra quem você paga o que você recebe? quem ou o que atribui valor ao meu trabalho? é possível vender o meu trabalho sem me corromper? dá pra vender o meu trabalho sem ser amiga do curador? quais são os parâmetros de compra e venda de um trabalho artístico? se os parâmetros fossem claros, por exemplo: grau de amizade com o curador, a gente ia continuar topando assim como a gente faz, sem eles estarem assim evidentes? existe lucro na arte? de quem é o lucro na arte? quem está lucrando com a arte? lucro é igual a dinheiro? vocês também ficam nervosos com esse assunto? alguém perde o sono pensando sobre o valor do seu trabalho? está evidente para você aquilo que você pode negociar e aquilo que é inegociável? o que pesa na escolha por fazer o trabalho mesmo que o valor financeiro não valha a pena? quem pode negociar? o valor é fixo? quanto vale a minha hora? pra ser íntegra com meu trabalho como artista eu preciso ter outro emprego?

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LEITURAS SUGERIDAS PRÉ-ENCONTROS

ENCONTRO 1

Inserções em circuitos ideológicos: Projeto Coca-Cola
Artista: Cildo Meireles
Criação: 1970

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Inserções em circuitos ideológicos: Projeto Cédula
Artista: Cildo Meireles
Criação: 1970 - 1976

ENCONTRO 2

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Cartas 1968-69

Lygia Clark e Hélio Oiticica
indicação de leitura: partes grifadas

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